Artigos Publicados 2017.1

EDUCAÇÃO SUPERIOR E O MERCADO DE TRABALHO: QUALIFICAÇÃO X COMPETÊNCIA

BANDEIRA, Enedina Carla Lima[1] – UNISAL

OLIVEIRA, Vanessa Cristina de Castro Aragão[2] – UNISAL

AMORIM, Francisco Ricardo Almeida[3] – UNISAL

Resumo

O relato de experiência é uma maneira de descrever/relatar experiências vividas às quais possam contribuir de forma significativa para profissionais que carregam consigo considerações que sejam de grande valia para a área do estudo em questão. Trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é identificar as possibilidades e o desenvolvimento nas competências necessárias aos profissionais, em lidar com as exigências do mercado de trabalho. O artigo verificou as dificuldades que o profissional da área de educação enfrenta para obter a sua inserção no mercado de trabalho, identificando os fatores que conduzem ao sucesso profissional. O trabalho propõe identificar, os fatores que contribuem e dificultam o ingresso do profissional ao mercado. Entender a educação superior e o mercado de trabalho e expor de que forma o mesmo contribui para a qualificação e competência do profissional. Com isso associar se a qualificação está ligada diretamente com sua competência profissional.

Palavras-chave: Competência. Educação. Mercado de Trabalho.

[2] Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará, Cirurgiã Dentista graduada pela universidade Estadual do Piauí; Especialista em Saúde Pública e em Saúde da Família pela UNAERP. Mestranda em Ciências da Educação Universidad San Lorenzo.

[3] Doutor em Ciências da Educação Universidad San Lorenzo, Doutorando em Administração Universidad San Lorenzo, Mestre em Ciências da Educação Universidad San Lorenzo, Especialista em Tecnologia Universidade Federal do Ceará, Especialista em Ciências da Educação Faculdade Evolução, Diretor de IES, Professor Universitário, prof.ricardoamorim@gmail.com.