Artigos Publicados 2017.1

NOVOS MÉTODOS DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

                                  OLIVEIRA, Vanessa Cristina de Castro Aragão[1] – UNISAL

BANDEIRA, Enedina Carla Lima[2] – UNISAL

AMORIM, Francisco Ricardo Almeida[3] – UNISAL

 Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever o uso de metodologias ativas através da utilização de jogos educativos no aprendizado da legislação do SUS, na disciplina Medicina Geral de Família e Comunidade I (MGFC I) do Instituto de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (IESVAP). O objetivo deste estudo é relatar a experiência da aplicação de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem na disciplina Medicina Geral de Família e Comunidade I (MGFC I) através do lúdico na relação com a legislação do SUS. A importância desta experiência dá-se por instituir um método com peculiaridades próprias tanto do objeto de trabalho quanto dos sujeitos envolvidos, corroborando para uma técnica pedagógica rica em minudências que poderá ser utilizada em várias situações. Podemos concluir que a dinâmica de jogos em sala de aula traduz uma nova forma de ensino aprendizado, onde o discente sente-se mais motivado a participar e a compartilhar conhecimentos acerca de um assunto complexo.

 Palavras-chave: Educação. Metodologia Ativa, Lúdico.

 

[1] Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (1995), Cirurgiã Dentista graduada pela universidade Estadual do Piauí (2005); Especialista em Saúde Pública (2000) e em Saúde da Família (2005) pela Universidade de Ribeirão Preto (SP); Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidad San Lorenzo (PY).

[2] Graduada em Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2004), graduação em Lic Plena em Ciências da Religião – Hab.Ens Religi pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2003), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (2006) e graduação em PRODOC em História pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2010), Especialista em Administração Financeira e Econômica pela UFPI, Técnica em Eventos pelo Instituto Federal do Piauí – UFPI (2014); Mestranda em Ciências da Educação Universidad San Lorenzo;. Atualmente é coordenadora pedagógica do Instituto DEXTER.

[3] Doutor em Ciências da Educação pela Universidade San Lorenzo, Doutorando em Administração Pública pela Universidade de San Lorenzo, Mestre em Ciências da Educação pela Universidade San Lorenzo, Diretor de IES, Professor Universitário, Pesquisador. eMail: prof.ricardoamorim@gmail.com